Área de Concentração - Controladoria

 

Esta área de concentração abrange um conjunto de princípios, procedimentos e métodos concebidos com a finalidade de otimizar a eficácia das entidades, focando suas demandas e desafios decorrentes da contínua busca por eficiência e competitividade através da adoção de uma perspectiva estratégica no que se refere ao uso dos recursos disponíveis. A partir de um arcabouço teórico de análise e de controle, esta área de concentração coloca a controladoria como o centro da tomada de decisões para usuários internos no âmbito da alta administração das organizações.

 

Linha de Pesquisa I -  Estratégia, Desempenho e Controle

 

Esta linha de pesquisa objetiva acomodar os estudos relacionados aos processos e sistemas de mensuração do desempenho clássicos, focando indicadores de desempenho financeiro e não financeiro, bem como de sistemas de mensuração de desempenho ambiental considerando aspectos financeiros e operacionais voltados para o controle da sustentabilidade corporativa, e seu alinhamento as estratégias organizacionais. Também serão considerados estudos voltados para as competências corporativas e os sistemas de informação gerencial. Através destes eixos investigativos, esta linha busca prover subsídios relevantes para dar suporte ao processo de tomada de decisões acerca da implementação de ações corretivas voltadas para auxiliar a busca por altos padrões de performance por parte da alta administração.

 

Linha de Pesquisa II - Planejamento, Controle e Análise Financeira

 

Esta linha de pesquisa objetiva acomodar os estudos relacionados ao processo de planejamento e de análise no contexto dos controles financeiros, programas orçamentários e suas relações com a gestão financeira/contábil das organizações, assim como temas associados à capacidade de avaliação financeira. Também serão objeto de investigação os processos de institucionalização de procedimentos e de sistemas de controle. A partir desta perspectiva, esta linha busca prover subsídios relevantes para o processo de tomada de decisões, visando a maximização do valor das organizações, bem como contribuindo para a otimização de seus resultados financeiros.